Brasil não pode andar para trás nas conquistas da reciclagem

Instituto Limpa Brasil e o app QZela ajudam você a destinar os resíduos livres de COVID-19 nesta quarentena.

April 20, 2020
Publicado por Cleci Leão.

O aplicativo QZela, criado para envolver o cidadão na gestão pública e na zeladoria urbana, lançou, nesta semana, três novos serviços para ajudar a população a superar a pandemia causada pelo novo coronavírus.

Os novos segmentos permitirão ao usuário do app QZela abrir ocorrências e registrar informações úteis para que o poder público tome atitudes mais assertivas e ágeis durante a quarentena.

O primeiro ícone chama-se Quarentena-Covid19, e possibilita enviar informações georreferenciadas sobre o funcionamento da cidade no período, segundo as normas vigentes: pontos de aglomeração, serviços essenciais fechados e serviços não essenciais abertos.

O segundo e o terceiro ícones indicam formas de destinar o lixo reciclável. Em um deles, o usuário marca pontos onde há grandes volumes de metais, plástico, papel, vidro e lixo eletrônico para serem coletados. No outro, indica ponto de coleta de lixo reciclável doméstico ou predial livre de contaminação pelo Covid19.

As orientações sobre o descarte serão oferecidas pelo Instituto Limpa Brasil, ONG que organiza no país o Dia Mundial da Limpeza (WCD). QZela vai gerar informações e desenhar um mapa do lixo reciclável já separado e descontaminado. A coordenadora do Limpa Brasil, Edilainne Muniz, organiza um Grupo de Trabalho dedicado a reunir essas orientações, que serão divulgadas e replicadas nas redes sociais de empresas, gestores, associações e outras unidades representativas. “É preciso lembrar as pessoas sobre a importância de separar o lixo, mesmo nesse período, e trabalhar na questão da logística reversa dos materiais, evitando que eles vão parar nos aterros”, ela enfatiza.

“Os segmentos ligados ao Covid19 atendem um anseio da população por serviços e informações que nos ajudem a passar por este período da melhor maneira possível. Já projeto do lixo constava da pauta do QZela há algum tempo, e vem contribuir com uma questão que diz respeito tanto à população quanto à indústria”, explicou Roberto Badra, CEO da Westars Technology Goup, que desenvolve o aplicativo.

A preocupação surgiu depois da publicação, pela ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental), de uma série de diretrizes sobre o funcionamento da coleta de lixo, que envolvem desde o munícipe e catadores até as esferas do poder público e servidores.

Segundo a associação, durante o período de isolamento, deve permanecer nos bairros a coleta regular de lixo, considerada como essencial. No entanto, o serviço de coleta seletiva, transporte e manejo das instalações de recuperação de resíduos “tornam-se inviáveis no momento, devido aos riscos que apresentam”, diz o documento. O resultado é que o lixo reciclável será coletado, porém será enviado aos aterros junto com o material orgânico.

A determinação é preventiva, uma vez que o novo Covid19 é um vírus persistente e permanece nos materiais por um tempo mais longo do que outras contaminações. Porém, deve causar uma série de problemas ambientais em um curto espaço de tempo, além de eliminar um ciclo importante da economia.

Aderindo à iniciativa organizada pelo Limpa Brasil, a Abividro (Associação Brasileira da indústria do Vidro) garantiu que a indústria pretende seguir comprando resíduos para reciclagem, e que está engajada na criação de uma nova operação logística para solucionar essa equação. A intenção agora é reunir todas as pontas para encontrar saídas que atendam o mercado sem prejudicar a população.

É com esse intuito que o app QZela pretende possibilitar que o usuário aponte, pelo próprio celular, os pontos onde há grandes volumes de lixo reciclável, além de indicar o local onde descartou seu lixo livre de contaminação pelo coronavírus. De posse dessa informação, as associações poderão se reorganizar e encontrar um destino para o material, mesmo que provisório, até que ele não represente mais perigo de contaminação e volte a ser reabsorvido pela indústria, da qual faz parte na economia circular.

Por que separar o lixo?

A produção de lixo no Brasil cresce mais rápido do que capacidade para lidar com os resíduos sólidos. Durante o período de quarentena, a situação deve se agravar ainda mais, uma vez que os prestadores de serviço de coleta têm sido instruídos a descartar o lixo reciclável nos aterros, junto com o material não selecionado. Além de extremamente prejudicial ao meio ambiente, tal retrocesso prejudica uma grande parte da economia que depende desse material.

Como descartar o lixo de maneira segura?

Durante o período de quarentena, o maior receio dos profissionais da coleta do lixo é a contaminação. No entanto, há meios seguros de se descartar o lixo e ainda monitorar a coleta por meio de tecnologia de georreferenciamento. Basta seguir os passo-a-passo indicado pelo Instituto Limpa Brasil, segundo normas da OMS e utilizar o app QZela para começar o monitoramento.

Passo a passo para um descarte livre de COVID-19

  1. Separe seus resíduos em sua residência pelo menos em duas frações: seco e úmido.

  2. Se possível, o recomendado é armazenar seu resíduo por 72 horas.

  3. Descarte o resíduo seco somente no dia da coleta seletiva e após o período de descontaminação.

  4. Se houver caso confirmado de COVID-19 na sua residência, não faça a separação. Deposite todo seu resíduo úmido e seco no mesmo saco, e descarte no dia da coleta comum.

  5. Nunca preencha o saco de lixo até o limite de sua carga, para que ele não estoure na mão do colaborador que vai recolher o material.

\ Após o descarte, indique o ponto para coleta do lixo reciclável

Baixe o app QZela para Android ou Apple e comece a exercer a sua participação na cidadania. Além de mais de 400 questões de zeladoria urbana, no aplicativo, você pode registrar o seu cuidado com o meio ambiente e preservação da vida. Isso sim, vale a pena disseminar por aí!

Ao descartar o seu lixo, seguindo os passos indicados pelo Instituto Limpa Brasil, você registra a ocorrência no segmento “Lixo sem Covid-19” do app QZela, envia uma foto do material descartado, e pronto! Em menos de 20 segundos, contribui para um planeta mais limpo e seguro.

Aproveite este momento e insira no seu cotidiano algumas mudanças de hábito que vão ajudar a melhorar a saúde do planeta neste momento tão necessário:

•Prefira louças de vidro ou de outros materiais não descartáveis.

•Quando possível, evite comprar produtos em embalagens e dê preferência para as opções a granel.

•Procure por produtos que ofereçam refil, ou embalagens retornáveis.

•Não desperdice alimentos, compre e cozinhe a quantidade que for consumir.

•Caso tenha espaço em casa, faça compostagem.

Referências:

Gustavo Graudenz, MD, PhD Alergia e Imunologia Saúde Ambiental

Uma colaboração da ABETRE (Associação Brasileira de Empresas de Tratamento)

OMS (Organização Mundial da Saúde)