Brasil é um dos 180 países a participar da 3º edição da maior ação cívica mundial - "World Cleanup Day"

No dia 19 de setembro, ação EU CUIDO DO MEU QUADRADO promoverá mobilização para limpezas ambientais, digitais, mentais e solidárias - em casa

August 27, 2020
Publicado por Cleci Leão.

Com um início modesto, mas que pode mudar o mundo sobre os impactos do lixo no meio ambiente, nasceu a ideia do Dia Mundial da Limpeza, que ocorre desde 2017. No Brasil, a ação é liderada pela parceria entre Instituto Limpa Brasil – Let’s do It! e Teoria Verde. Este ano, a mobilização será no dia 19 de setembro, com live de abertura às 9h.

Devido à pandemia que atinge todo o planeta, a ação neste ano será diferente, porém, não menos importante. Com o conceito “Eu cuido do meu quadrado”, a proposta é que os voluntários realizem ações práticas dentro de casa, como limpezas ambientais, digitais, solidárias e mentais, e ainda acompanhar lives sobre diversos temas. Os interessados em participar da ação podem se cadastrar como voluntários diretamente pelo site do Dia Mundial da Limpeza.

“Podemos considerar o formato do Dia Mundial da Limpeza deste ano como uma oportunidade única, uma vez que as pessoas estão mais dentro das suas casas e sendo a todo tempo lembradas sobre a importância de higienizar todas as embalagens dos produtos que adquirem. Desta forma, elas podem se dar conta da grande quantidade de resíduos que geram, o que pode ser um estímulo para fazerem a separação de forma adequada, nas 3 frações, como preconiza a Política Nacional de Resíduos Sólidos: reciclável, orgânico e rejeito. Esta é, inclusive, uma das atividades sugeridas aos voluntários no Dia Mundial da Limpeza, além de outras ações relevantes que são propostas, como a eliminação do foco de dengue”, explica Edilainne Fernandes Pereira, Coordenadora Nacional do Instituto Limpa Brasil e coordenadora de mobilização nacional do Dia Mundial da Limpeza.

As principais orientações neste ano são para que os voluntários mobilizem seus amigos, vizinhos, familiares a praticarem, de dentro de suas residências, as atividades propostas para o Dia Mundial da Limpeza, de modo que, após o evento, esses novos hábitos sejam incorporados no seu dia a dia. “A estratégia digital neste ano será fundamental, e as trocas de experiências entre líderes nacionais que já realizaram a ação de limpeza em anos anteriores vêm agregar e motivar os novos líderes. É um movimento em plena expansão”, relata Jean Peliciari, diretor da Teoria Verde e também coordenador de mobilização nacional do Dia Mundial da Limpeza.

Mobilização Mundial

img 4737 2

O movimento se iniciou na pequena nação da Estônia em 2008, quando 50 mil pessoas se reuniram para limpar o país em cinco horas. Esta ação cívica foi realizada por voluntários e os organizadores nomearam a ação com o slogan “Let’s Do It!” ou “Vamos fazer isso!”, que descreve perfeitamente a essência do movimento. O sucesso da limpeza da Estônia se espalhou pelo mundo e, em 2017 foi lançada a campanha World Cleanup Day ou Dia Mundial da Limpeza.

Em 2019, o evento registrou a participação de 180 países, com mais de 21 milhões de pessoas realizando limpezas baseadas no mesmo modelo. No Brasil, foram 1200 cidades e mais de 320 mil voluntários.

FIQUE SABENDO

Todos os participantes das ações promovidas pelo Instituto Limpa Brasil ganham recompensas oferecidas pela Gooders, startup de engajamento social. Os inscritos recebem, com a participação, um certificado, válido como atividade de 15 horas complementares em instituições de ensino, e também ganham 10 moedas Gooders, que valem como desconto e outros benefícios em lojas parceiras. Além disso, o aplicativo QZela, através do qual o munícipe pode relatar problemas de zeladoria urbana, criou um segmento específico para o evento. Com o app, os voluntários poderão usar o próprio celular para registrar as suas ações com fotos e georreferenciamento, ajudando a mapear a iniciativa em todo o país.

SERVIÇO

Programação de Lives Quando: 19 de setembro (sábado) início às 09h, até 20 de setembro (domingo), às 20h. Informações e Inscrições: Site Limpa Brasil \ Mobilização: Limpa Brasil e Teoria Verde. Apoio: Marsh & McLennan Companies, ABRELPE – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Públicas e Resíduos Especiais. Parcerias: QZela App, Selletiva e Namu.