App permite reportar situação de árvores e outros problemas do município

Poda e remoção estão entre as campeãs de reclamação na prefeitura

August 01, 2019
Publicado por Cleci Leão.

Uma das solicitações mais frequentes no canal de atendimento ao munícipe pela prefeitura de São Paulo é a poda ou remoção de árvores. Acumulados, os pedidos chegam a ultrapassar 12 meses para a solução.

A partir de agosto de 2019, o munícipe ganha um canal fácil para reportar esta e muitas outras ocorrências de sua cidade. Uma ferramenta gratuita e de interface amigável chega às plataformas Android e iOS e vai permitir que o cidadão relate os problemas de zeladoria.

Entre as categorias listadas, o cidadão pode denunciar buracos, vazamentos, problemas na iluminação, vandalismo, infestações e outras situações que requerem ação do Poder Público ou de seus prestadores de serviço.

O novo aplicativo QZela faz uso de inteligência artificial para mapear e tornar mais eficiente a prestação de serviços municipais. O foco principal é a melhoria do espaço público por meio da participação do próprio cidadão.

Para relatar um problema pelo aplicativo, basta utilizar o celular e selecionar o tipo de ocorrência. Em seguida, o próprio usuário envia até três fotos ou vídeos. A partir daí, o alerta do usuário fica registrado no banco de dados do QZela, gerando um mapeamento eficaz e em tempo real da situação do município.

A condição das árvores em espaços públicos, uma das categorias disponíveis para denúncia no QZela, tem sido um problema bastante alarmante no município de São Paulo.

Atualmente, podar e remover árvores são serviços prestados exclusivamente pelas prefeituras. Porém, com equipes de zeladoria urbana cada vez mais reduzidas, aumentou drasticamente o número de árvores e galhos que caem sobre casas, carros e pessoas, causando inclusive acidentes com vítimas.

Para agilizar a solução e prevenção de acidentes, está em andamento o Projeto de Lei 329/2018, de autoria do vereador Gilberto Natalini, que propõe atualizar Lei de Arborização.

O PL de Natalini sugere que a poda ou remoção de árvores possa ser realizada por prepostos de outras entidades, desde que autorizado previamente, e que atenda os critérios do Manual Técnico de Poda de Árvores da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.

Segundo a nova regra, a poda, remoção ou supressão de árvores passaria a ser permitida a servidores municipais, bombeiros, empresas terceirizadas pelo Poder Público e, por fim, aos próprios munícipes, mediante contratação de empresa cadastrada e liberação pela autoridade municipal competente.

Tendência

Por meio da tecnologia, vários países já perceberam que o uso de um banco de dados abrangente e detalhado permite ao Poder Público prestar serviços com mais eficácia e transparência, e a custos reduzidos. Para gerar essas demandas, o QZela oferece ao munícipe uma plataforma colaborativa na qual ele próprio pode reportar e reunir os problemas que enfrenta na utilização do espaço público.

O QZela está disponível para qualquer cidadão desde o início de agosto, e pode ser baixado diretamente no celular do usuário. Após um cadastro rápido, já é possível relatar problemas encontrados no município e acompanhar a solução pelo Poder Público. Em sua fase inicial, o App deverá cobrir todo o estado de São Paulo e o município de Goiânia e, em breve, será disponibilizado para todo o país.

O aplicativo cria também um sistema de pontuação que facilita e agiliza a publicação da ocorrência do usuário frequente: quanto mais se usa, mais rápida será a checagem do problema relatado.