App permite reportar situação de árvores e outros problemas do município
Poda e remoção estão entre as campeãs de reclamação na prefeitura
Uma das solicitações mais frequentes no canal de atendimento ao munícipe pela prefeitura de São Paulo é a poda ou remoção de árvores. Acumulados, os pedidos chegam a ultrapassar 12 meses para a solução.
A partir de agosto de 2019, o munícipe ganha um canal fácil para reportar esta e muitas outras ocorrências de sua cidade. Uma ferramenta gratuita e de interface amigável chega às plataformas Android e iOS e vai permitir que o cidadão relate os problemas de zeladoria.
Entre as categorias listadas, o cidadão pode denunciar buracos, vazamentos, problemas na iluminação, vandalismo, infestações e outras situações que requerem ação do Poder Público ou de seus prestadores de serviço.
O novo aplicativo QZela faz uso de inteligência artificial para mapear e tornar mais eficiente a prestação de serviços municipais. O foco principal é a melhoria do espaço público por meio da participação do próprio cidadão.
Para relatar um problema pelo aplicativo, basta utilizar o celular e selecionar o tipo de ocorrência. Em seguida, o próprio usuário envia até três fotos ou vídeos. A partir daí, o alerta do usuário fica registrado no banco de dados do QZela, gerando um mapeamento eficaz e em tempo real da situação do município.
A condição das árvores em espaços públicos, uma das categorias disponíveis para denúncia no QZela, tem sido um problema bastante alarmante no município de São Paulo.
Atualmente, podar e remover árvores são serviços prestados exclusivamente pelas prefeituras. Porém, com equipes de zeladoria urbana cada vez mais reduzidas, aumentou drasticamente o número de árvores e galhos que caem sobre casas, carros e pessoas, causando inclusive acidentes com vítimas.
Para agilizar a solução e prevenção de acidentes, está em andamento o Projeto de Lei 329/2018, de autoria do vereador Gilberto Natalini, que propõe atualizar Lei de Arborização.
O PL de Natalini sugere que a poda ou remoção de árvores possa ser realizada por prepostos de outras entidades, desde que autorizado previamente, e que atenda os critérios do Manual Técnico de Poda de Árvores da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.
Segundo a nova regra, a poda, remoção ou supressão de árvores passaria a ser permitida a servidores municipais, bombeiros, empresas terceirizadas pelo Poder Público e, por fim, aos próprios munícipes, mediante contratação de empresa cadastrada e liberação pela autoridade municipal competente.
Tendência
Por meio da tecnologia, vários países já perceberam que o uso de um banco de dados abrangente e detalhado permite ao Poder Público prestar serviços com mais eficácia e transparência, e a custos reduzidos. Para gerar essas demandas, o QZela oferece ao munícipe uma plataforma colaborativa na qual ele próprio pode reportar e reunir os problemas que enfrenta na utilização do espaço público.
O QZela está disponível para qualquer cidadão desde o início de agosto, e pode ser baixado diretamente no celular do usuário. Após um cadastro rápido, já é possível relatar problemas encontrados no município e acompanhar a solução pelo Poder Público. Em sua fase inicial, o App deverá cobrir todo o estado de São Paulo e o município de Goiânia e, em breve, será disponibilizado para todo o país.
O aplicativo cria também um sistema de pontuação que facilita e agiliza a publicação da ocorrência do usuário frequente: quanto mais se usa, mais rápida será a checagem do problema relatado.